Zollie

A Loja do Futuro

Chamada pelo Pão de Açúcar de “A Loja do Futuro”, a nova unidade da rede fica dentro do Shopping Iguatemi, no bairro Jardins em São Paulo.

Case de Sucesso da Zollie que também se tornou Case Brasileiro da Microsoft pelo uso de WPF - Windows Presentation Foundation e da nova suíte de ferramentas MS Expression Studio voltada para o desenvolvimento de aplicações RIA – Rich Interactive Applications.

Toda a interface foi criada e desenvolvida pelos nossos artesãos melhorando - e muito, a experiência do usuário.

Além do uso do WPF que faz parte das fundações do novo Windows Vista e do .Net Framework 3.0 (também disponível para Windows XP SP2) também foram utilizadas as seguintes ferramentas da Microsoft:

  • MS Expression Studio - para desenvolvimento da Interface
  • SQL 2005 - para o armazenamento dos dados
  • Visual Studio 2005 - para a codificação da lógica do sistema
  • Windows Mobile - para os quiosques e carrinhos inteligentes
  • Windows Embedded - para os Kioskis

Quiosque de Vinhos

As garrafas de vinho têm uma etiqueta de RFID (Identificação por Rádio-Frequência).

Basta simplesmente aproximar uma ou mais garrafas e o cliente tem acesso a mais informações sobre o vinho (rótulo, descrição, tipo de uva, características enológicas, pratos que combinam com o vinho...).

Com o uso de uma navegação “Carrossel” e uma tela sensível ao toque, o cliente pode buscar outros Vinhos por Faixa de Preço, País de Origem ou procurar por Tipo de Cozinha. Até cinco vinhos podem ser vistos simultaneamente, e basta arrastar para comparação entre eles.

São 365 rótulos distintos, para deleite dos enólogos.

Etiquetas de Preços

As gôndolas de produtos possuem etiquetas de preços eletrônicas com display digital que podem ser atualizadas remotamente a partir de um servidor central sem a necessidade de etiquetar novamente cada produto quando existe uma mudança de preços.

Balança Toledo

Atemóia, kinkan e grandilha não são exatamente marcas de produtos novos. São frutas que estão no cardápio da “balança de frutas exóticas”.

Ela pesa mercadorias como qualquer outra, mas também oferece receitas com estas e outras frutas diferentes.

Diante de uma TV de plasma, o cliente escolhe a receita e ela é impressa na hora. Pode ser um simples mousse de acerola com chocolate branco ou um doce de jenipapo.

Quiosques de Receitas

No quiosque, o usuário pode digitar o nome de um item que procura e descobrir receitas que levam este item e outras informações relacionadas. Podendo imprimir e levar a receita pra casa para degustar.

Veja abaixo algumas telas da interface desenvolvida pela Zollie.

Consulta de Produtos por Código de Barras

O antigo leitor de código de barras para consulta de preços foi substituído por uma tela com foto e informações do produto. Em qualquer Kioski, basta aproximar o código de barras do produto para ver Nome, Descrição e Preço atualizado do produto.

Check-out

Também foi implementado novos recursos no check-out.

As esteiras do caixa são capazes de ler etiquetas RFID e códigos de barra dos itens, mesmo quando eles estão em movimento, o que agiliza o pagamento.

No balcão de cada check-out, dois monitores, um voltado para o operador e outro para o consumidor. Os caixas são operados por meio de recursos de touch screen no monitor.

Segundo o Pão de Açúcar, este recurso agilizou em 30% o tempo de atendimento.

Carrinhos Inteligentes

Uma das características da loja é o uso de carrinhos PSA (Personal Shopper Assistent).

Os carrinhos tem recurso de navegação, que ajuda o usuário a se localizar dentro da loja e a encontrar mais rapidamente os produtos que procura.

O PSA computa os itens adicionados ao carrinho, permitindo ao consumidor prever o valor total de sua compra.

Arquitetura

Além dos recursos de TI, a loja optou por arquitetura diferente dos demais pontos de venda da rede, com prateleiras dispostas em diagonal e uso de piso e materiais que criem um aspecto futurista no ambiente.

Testemunhos

Ela trabalha no shopping e disse que ficou ansiosa para ver como o mercado ficaria depois de mais de dois meses de obras:

Estou encantada, achei muito legal. Imprimi as receitas de mousse de morango e pudim de abacaxi, que o meu marido adora Vanessa Banciela - 25 anos, cabeleireira

Esse computador ajuda muito. Às vezes, a gente quer dar um jantar e não sabe a bebida que acompanha melhor Mônica Garcia - 29 anos, dona-de-casa

A irmã dela também aprovou a novidade:

Está digno de uma loja do Iguatemi Gilmara - 33 anos

Parcerias

Participaram do Projeto Loja do Futuro do Pão de Açúcar as empresas GEMCO com o fornecimento dos hardwares de RFID e desenvolvimento das soluções do Carrinho Inteligente e das Etiquetas de Preços, a IBM com o fornecimento do Hardware dos Kioskis, a WebFoundations com o gerenciamento do projeto e a Microsoft com os softwares utilizados no desenvolvimento dos Kioskis de Vinhos, Receitas e Balança Toledo, desenvolvidos pela Zollie.

Todo o projeto foi desenvolvido em menos de 6 meses e contou com a participação de dezenas de pessoas de diversas disciplinas para concluir o projeto mais ousado e inovador da rede Pão de Açúcar.